Quantidade de Páginas visitadas

Histórico do Colégio Agrícola Estadual de Umuarama

        A política educacional implementada na esteira da reforma dos anos 90, repercutiu de forma drástica no direcionamento da oferta da Educação Profissional no Estado do Paraná nos últimos anos.
Esta situação interrompeu a implantação da “Escola Agrotécnica Federal” , prevista para o município de Umuarama na ocasião. 

       Evidência-se os resultados de um empenho dos vários segmentos da sociedade umuaramense que, há 10 anos aproximadamente, através de colaboração voluntária (campanhas, organização de comissões, etc.) conseguiu adquirir um terreno de 65 alqueires, bem localizado. Esse terreno foi doado para o Município de Umuarama e posteriormente ao Governo Federal que, através do Ministério da Educação e Cultura, em contrapartida construiu toda a infra-estrutura necessária para o funcionamento dessa modalidade de ensino. No entanto as políticas de governos federal e estadual nos anos subsequentes, em suas ações não contemplaram a autorização e o funcionamento da referido colégio, momento cujo MEC cedeu então o espaço geográfico e as instalações para que a Prefeitura Municipal de Umuarama zelasse. 

       Salienta-se que na atual gestão de Governo do Estado do Paraná, o Sr. Governador Roberto Requião de Mello e Silva e do Sr. Secretário de Estado da Educação Maurício Requião de Mello e Silva assumiram a Educação Profissional em nível Técnico como responsabilidade pública e gratuita, contemplando uma grande demanda de pessoas a se qualificarem, promovendo a cidadania e o ingresso no mundo do trabalho, de forma a atender as exigências atuais. 

       Na Proposta de Expansão da Educação Profissional na Rede Pública do Estado do Paraná, o Município de Umuarama foi contemplado como pode-se constatar no Parecer nº 1086/03, da Câmara de Planejamento e Ensino Médio do Conselho Estadual de Educação aprovado em 18/12/03, aprova a implantação do Colégio Agrícola Estadual de Umuarama a partir de julho de 2004. Esta decisão foi tomada pelo governo, após solicitação do Chefe do NRE – Umuarama José Guilherme de Oliveira e de sua Assistente Maria Aparecida Pinesso, ter demonstrado indicadores regionais de demandas reprimidas e as possibilidades de uso compartilhado da “Escola Agrotécnica Federal” com a UEM. Isto, desencadeou a verificação in loco de técnicas e de técnico da SEED, bem como do Secretário Maurício Requião e da Chefe do Departamento de Educação Profissional Sandra Regina de Oliveira Garcia. 

       Parte das instalações do estabelecimento onde funcionará o Colégio Agrícola, estão sendo utilizadas pela extensão da Universidade Estadual de Maringá – UEM, Campus de Umuarama através dos Cursos de Medicina Veterinária e Agronomia, o que não impedirá o bom funcionamento do curso proposto, pois através de parcerias serão utilizadas grande parte das Unidades Didáticas Produtivas e Unidades Didáticas Pedagógicas em comum. 

       O Colégio Agrícola Estadual de Umuarama, através do Curso Técnico em Agropecuária em nível Médio e outros a serem propostos futuramente como, o Curso Técnico em Meio Ambiente, cumprirá a sua responsabilidade de repassar os conhecimentos historicamente acumulados, conhecimentos científicos tanto da Base Nacional Comum, Parte Diversificada e da Parte Específica entre outros, visa atender os anseios da comunidade através da execução de várias atividades, como a pesquisa e extensão em parceria com vários órgãos estaduais, municipais, Ongs e toda a comunidade em geral. Podemos citar alguns desses órgãos como: UEM, EMATER, IAPAR, SANEPAR, IAP, SEAB, Prefeituras, Escolas e Colégios da região, Cooperativas e outros. 

       Após a implementação e reforma de algumas instalações do Colégio Agrícola Estadual de Umuarama, haverá a possibilidade de atender uma demanda maior de alunos de várias regiões, em regime de internato, semi-internato e externato. Por estarmos iniciando, propomos para o momento apenas semi-internato. 

       A implantação do Curso Técnico em Agropecuária, no Colégio Agrícola Estadual de Umuarama, justifica-se a partir do desenvolvimento integrado regional, dos benefícios e as vantagens que irão proporcionar a sociedade e a todo o Noroeste do Paraná. 

       O Curso funcionará no período Integral de segunda à sexta - feira, no período da manhã e tarde, quando possível o horário será concomitante com as áreas da base nacional comum, parte diversificada e parte técnica e fazendo-se necessário eventualmente, as aulas se estenderão ao período noturno.











Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Presidente Kennedy, 2511 - Guaíra - CEP 80610-011 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito